7 de maio de 2009

Recursos Educativos Abertos (REAs)


Imagine um mundo em que cada pessoa no planeta tenha acesso gratuito à soma de todo o conhecimento da humanidade.” Jimmy Wales, Fundador da Wikipédia.


Recursos Educacionais Abertos (REAs ou OERs) são recursos livres que podem ser utilizados por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo, uma vez que estes têm na Internet o seu meio de implementação.
O termo OER (REA) foi aplicado pela primeira vez numa Conferência da UNESCO, em 2002.
Por REAs, podemos entender não só os conteúdos de aprendizagem e pesquisa, mas também as ferramentas que permitem a sua criação, modificação, busca e organização, bem como as licenças a que estão associados.Esta iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento da sociedade através do conhecimento surgiu associado à expansão do movimento de software livre e teve um grande estímulo devido à iniciativa do MIT em disponibilizar os seus conteúdos digitais on-line de forma livre e aberta.
Não podemos entender o conceito de REAs sem o associar ao movimento software livre, porque sem software livre os REAs não serão exequíveis.
Na Declaração da Cidade do Cabo para a Educação Aberta podemos conhecer as estratégias a implementar para o desenvolvimento dos REAs.
De acordo com a filosofia que está na sua origem, os REAs podem ser um importante instrumento para a disseminação e universalidade do conhecimento.
Na minha perspectiva, os REAs apresentam alguns aspectos bastante positivos, dos quais destaco:
  • permitem o acesso ao conhecimento em qualquer parte do Mundo;
  • permitem a construção do conhecimento de forma colaborativa e partilhada;
  • permitem a sua adaptação a diferentes contextos;
  • através da construção partilhada é possível aumentar a sua qualidade.

Encontrei no blog de Curt Bonk, um post com o título Why "Share" and how can OER and OCW benefit people in these difficult economic times? em que o autor refere 10 razões para os professores/instrutores optarem pelos REAs, 10 razões para que as Instituições os promovam e utilizem e 10 razões para que qualquer pessoa também os use. Por fim, ainda nos disponibiliza uma listagem de 10 links relacionados com os REAs. Muitas das razões enumeradas por Curt, vão de encontro às que referi como aspectos positivos dos REAs.

Achei igualmente interessante e actual a referência que Curt faz à actual conjectura económica e ao desemprego e o modo como os REAs, também neste caso, podem ser uma mais-valia, permitindo às pessoas menos qualificadas, aumentar os seus conhecimentos de forma aumentarem as suas qualificações e assim estarem aptas para concorrer a um conjunto mais variado de empregos.


Sobre um aspecto inerente aos REAs, que é a partilha, encontrei no blog ZaidLearn, um interessante post intitulado Ruzaimi's Free Drawing Lessons Inspires Me to Sketch!, onde Zaid faz referência a um artista da Malásia, Ruzaimi Mat Rani, que criou um blog para partilhar os seus conhecimentos e a sua arte para esboçar paisagens.

Neste blog podemos encontrar vários esboços de desenhos em cima e por baixo destes, um pequeno vídeo que nos mostra todo o processo de criação. O que considero interessante é a forma que este artista encontrou para partilhar os seus conhecimentos, de forma gratuita e com acesso a todos.

Embora, a mentalidade preponderante ainda seja a de querer guardar tudo na gaveta para que sejamos os detentores do saber, também no post anterior, Zaid leva-nos a fazer uma reflexão sobre a partilha e como, ao contrário do que pensamos, esta pode ser também benéfica para nós.

Sharing knowledge is power and the way to go!

Um indivíduo que disponibilize conteúdos, por exemplo num blog, e se este trabalho for realmente de qualidade, pode começar por ser conhecido. A partir daí poderá ser convidado a participar em wokshops e aos poucos ver o seu trabalho e o seu valor reconhecidos.
Um aspecto igualmente importante é o da qualidade dos REAs. Partilhando ideias e conhecimentos online, é possível obter um feedback de outros profissionais (e não só), que levarão a uma reflexão e por conseguinte a um aumento de qualidade do nosso trabalho. Também neste caso a partilha de conteúdos pode ser positiva.
No entanto, ainda se colocam muitos desafios para a sua utilização plena. Destaco aqui alguns dos que para mim são os principais.
A grande maioria dos actores ligados à educação e ao conhecimento ainda desconhece os REAs. Na minha opinião seria útil uma divulgação mais global e abrangente deste tipo de recursos.



No blog de Brian Lamb, encontrei a divulgação da OpenEducation Conference, que este ano tem como tema Crossing the Chasm. Provavelmente, esta iniciativa será acompanhada pela comunicação social e terá a sua divulgação na Internet. Este facto pode, no meu entender, contribuir para a divulgação dos REAs. Ao mesmo tempo, a troca de experiências pode fomentar e incentivar o uso dos REAs. No mesmo blog, também encontrei um post com o titulo Are you open enough for OpenEd 2009? Take this handy quiz que considero interessante porque muitas vezes não damos valor ao nosso trabalho e aqui, com algum humor, Brian chama a atenção para este facto, incentivando as pessoas que utilizam os REAs a apresentar os seus trabalhos para que estes sejam conhecidos e para que tragam novas ideias de forma a dar uma nova energia a este movimento.


No blog de Barbara Dieu encontrei um post com o título OER at STOA onde para além da autora referir as vantagens da utilização dos REAs, faz uma comparação entre o que se passa nos EUA e nos países desenvolvidos com o caso do Brasil, focando aquele que eu também considero ser um dos problemas em Portugal, a escassez de informação e conhecimento sobre os REAs.Para além da informação e do conhecimento sobre os REAs considero igualmente um desafio encontrar facilmente o REA ideal para determinada situação. Será muito importante modificar mentalidades e estimular os professores/educadores para a construção, utilização, adaptação, divulgação e partilha de REAs.
Finalmente gostaria de terminar invocando a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Neste contexto, podemos ter muitos conteúdos publicados e partilhados mas só os que realmente têm qualidade irão ser utilizados e os seus autores reconhecidos. Deixo, para reflectirmos, esta imagem que encontrei no blog de Barbara Dieu com o título Blogs in the classroom - Inevitable, preventable or it does not really matter?


5 de maio de 2009

Open Education Conference

August 12 - 14, 2009
UBC’s Robson Square CampusVancouver, British Columbia, Canada

Busca de OER no Yahoo

Yahoo tem uma busca especial para materiais sob licença Creative Commons