31 de janeiro de 2010

Aprendizagem Autónoma – Reflexão

Prática Educativa no Second Life
Aprendizagem Autónoma – Reflexão


Começo esta minha reflexão por dizer que foi gratificante e muito proveitoso realizar esta actividade com a Helena.
Penso que o nosso primeiro obstáculo terá sido chegar à conclusão do que queríamos fazer. Somos de áreas diferentes (eu das Ciências e a Helena das Línguas), por isso cada uma de nós pensava em primeiro lugar na sua área.
Depois de algumas conversas e estudo de possibilidades, optámos por chegar a um consenso.
Realizar uma actividade em que as duas áreas estivessem presentes.
Assim, surgiu a ideia de realizarmos uma actividade que teria como objectivo principal fomentar o estudo autónomo da Língua Inglesa, nomeadamente através da interdisciplinaridade com as Ciências.

Das ferramentas que tínhamos à nossa disposição optámos por utilizar duas que pensámos se adequar melhor ao que pretendíamos.



O Vocab-U-Matic é uma ferramenta que permite criar notecards com listas de palavras que se podem organizar segundo temas. No início pensámos utilizar apenas um ou dois notecards com listas de termos de Ciências e respectiva tradução para Inglês. No mesmo notecard teríamos o termo em Português e a respectiva tradução. Tal não foi possível porque a ferramenta não permite escrever palavras (frases) grandes. Outro problema com o qual nos deparámos foi o do não reconhecimento do ~ e da ç. A juntar a este problema surgiu aquele que em termos daquilo que pretendíamos veio complicar tudo. O Vocab-U.Matic não permitia ser utilizado pelos alunos de forma autónoma já que não pode ser usada por outra pessoa senão pelo “dono”. Assim, tivemos que arranjar uma alternativa. Optámos então por criar vários Vocab-U-Matic, que colocámos na exposição com a listagem já visível. Lado a lado, colocámos os Vocab-U-Matic correspondentes ao mesmo tema (cores, animais, ambiente, biologia, geologia e catástrofes naturais), tendo um a listagem dos termos em português e o outro em inglês.

Para que o aluno tivesse conhecimento da correspondência correcta dos termos, criámos um objecto com ligação a um poster que construímos no Glosger.




A segunda ferramenta que utilizámos, e que nos foi amavelmente cedida pelo Kip, foi o Free Basic Notecard Quiz Tool.




Ao princípio tivemos algumas dificuldades em trabalhar com ela mas graças à ajuda da Professora e do Kip tudo se resolveu. Esta ferramenta correspondeu às nossas expectativas. Com ela construímos 3 quizzes que associavam a cultura geral sobre o Ambiente com o Inglês. Por ser intuitiva e autónoma esta foi a ferramenta que melhor se adequou aos nossos objectivos.
Para além do uso destas duas ferramentas ainda criámos notecard que distribuímos pelos participantes.
O cenário foi simples mas, não se pretendia nada de muito construtivo, apenas um espaço para relaxar. A nossa intenção era que os alunos dispusessem de um espaço amplo onde se pudessem movimentar sem constrangimentos.
A realização desta actividade e a participação nas actividades dos outros grupos contribuiu para que tenha uma percepção das potencialidades do SL na educação.

Sem comentários:

Enviar um comentário